RIO COMO VAMOS - todos os direitos reservados / Elaboração: Kairós Desenvolvimento Social










Informações confiáveis para o exercício da cidadania

O Sistema de Indicadores Rio Como Vamos fornece o conjunto mais atual e preciso de informações e indicadores sobre a cidade do Rio, tendo como referência o ano de 2013. Ao longo dos últimos oito anos, o sistema foi aprimorado progressivamente, permitindo aprofundar o conhecimento sobre as bases de dados existentes, suas possibilidades, usos e limitações. O sistema aqui apresentado é, com isso, uma base sólida de conhecimento para a sociedade civil e os gestores públicos.

São apresentados indicadores para cada uma das Regiões Administrativas (RAs), para as Áreas de Planejamento (APs) e para a cidade como um todo, com o uso de tabelas e mapas. Os indicadores têm séries históricas que permitem acompanhar as alterações ocorridas nos últimos anos, fornecendo elementos para avaliação e planejamento. Além disso, nas páginas dedicadas às RAs e APs, são fornecidos dados sobre população, domicílios e existência de equipamentos de políticas públicas, como creches, escolas e unidades municipais de saúde.

Ajuste de dados

A metodologia de cálculo de cobertura de creche e pré-escola foi modificada neste ano (e aplicada também aos anos anteriores) para seguir as novas determinações técnicas do INEP/MEC a respeito do cálculo da idade dos estudantes matriculados com base no Censo Escolar.
Além disso, foram ajustados os dados de saúde, em especial morte materna, dos anos anteriores, a partir das bases de dados mais atualizadas.
Explicações sobre esses ajustes e outras observações importantes sobre as bases de dados e o cálculo dos indicadores podem ser encontradas na seção Notas metodológicas.

Use navegador atualizado

O Sistema de Indicadores Rio Como Vamos é melhor visualizado em Internet Explorer 9, Firefox ou Opera. Se você usa uma versão antiga desses navegadores, o Sistema de Indicadores poderá apresentar problemas de diagramação e de navegação. Na versão executável do sistema, distribuída em CD, é recomendável a existência do IE 9 no computador. Utilize os links abaixo para obter pela WEB gratuitamente a versão mais atualizada do navegador para Internet de sua preferência.

IE 9 / Firefox / Opera/ Chrome